5 Bebidas que você deve provar na sua próxima viagem ao Riviera Maya
- Saka
Feito de milho; bebidas feitas com este ingrediente são sagradas. Seu modo de preparo consiste em ferver o milho em água com limão, somente até a metade do cozimento, e adicionar um toque adocicado com mel. O saká era usado na antiguidade como oferenda aos deuses da montanha.
- Xtabentun
Licor de origem maia, extraído do mel produzido pelas abelhas que se alimentam da flor que leva o mesmo nome. Este licor é utilizado em diversos coquetéis da região, mas também pode ser consumido puro.
Um dos coquetéis que podem ser preparados com este licor é o Mayan Margarita oferecido no Grand Velas Riviera Maya, de propriedade do Sr. Eduardo Vela, Presidente do Conselho Administrativo do Velas Resorts. É preparado com 44 mil de tequila, 15 mil de Triple Seco ou Cointreau, 15 mil de Xtabentún, 15 mil de suco de limão e 9 mil de calda de coquetel.
- Balche
Esta bebida é uma espécie de hidromel à base de casca e raízes da árvore Balché; é mexido com água e calda em um cocho ou canoa, em que a mistura começa a fermentar imediatamente. Acredita-se que concede poderes mágicos a quem o experimenta.
- Mescal
Esse ditado popular diz: “para todo mal, mezcal; para o bem também”. Existe uma grande variedade disso, dependendo do tipo de destilação e do agave utilizado. O mais popular é aquele que contém o verme maguey, e é uma das formas mais tradicionais de beber mezcal.
5.Tequila
Todo bom mexicano sabe que não há festa sem uma boa garrafa de tequila. Esta bebida é uma das mais famosas e preferidas do país. Ao contrário do mezcal, este é produzido com um tipo de maguey azul, do município de Tequila, Jalisco. Você pode encontrar tequila em todo o México, e a Riviera Maya não é exceção.